Páginas

Notícias

       Siga-nos através do Facebook       Programa Radiofónico Vozes SOS Online - 103.1 FM, sábado - 18 horas e Terça-Feira 10 horas (reposição)         Almoço convívio encerra curso de culinária em São Domingos         Alunos Luxemburgueses visitam Aldeia de São Domingos         Jardim Infantil SOS Assomada celebra Natal com pompa e cerimónias

26/11/2009

Descubra os seus direitos



Por ocasião do 20º aniversário da Convenção sobre os Direitos das Crianças das Nações Unidas, a Aldeias Infantis SOS Internacional e o Conselho Europeu lançaram a brochura "Crianças e jovens em cuidados básicos - Conheça seus direitos". A publicação está baseada na Convenção dos Direitos das Crianças, nos Standards do Quality 4 Children e nas Recomendações do Conselho Europeu sobre os direitos das crianças que residem em instituições.

A brochura foi desenvolvida por especialistas em conjunto com jovens de países europeus com experiências em cuidados de crianças. Uma combinação eficaz de explicações quanto ao enquadramento legal por um lado, e soluções práticas por outro, a brochura aponta situações típicas em que os jovens podem fazer uso dos seus direitos enquanto estão em situações de cuidados alternativos ou na fase de os deixarem.
A brochura será também apresentada em Helsínquia, Finlandia a 2 de Dezembro de 2009, no âmbito de um evento internacional sobre a participação das crianças.

No que toca aos direitos das crianças, a Aldeias Infantis SOS Cabo Verde, através da Aldeia Infantil SOS de São Domingos está a trabalhar um grupo de crianças sobre o tema direitos das crianças e participação. Um dos objectivos do programa é fazer com que as crianças tenham vez e voz , que conheçam os seus direitos e saibam reivindicá-los. Recorde que uma apresentação do resultado desse projecto aconteceu no mês passado na referida Aldeia.