Páginas

Notícias

       Siga-nos através do Facebook       Programa Radiofónico Vozes SOS Online - 103.1 FM, sábado - 18 horas e Terça-Feira 10 horas (reposição)         Almoço convívio encerra curso de culinária em São Domingos         Alunos Luxemburgueses visitam Aldeia de São Domingos         Jardim Infantil SOS Assomada celebra Natal com pompa e cerimónias

28/05/2010

Aldeia SOS de São Domingos inaugura estufa de hidroponia

Decorreu na manhã de quarta-feira, 26, na Aldeia Infantil SOS de São Domingos, a inauguração da estufa de hidroponia. No acto da inauguração compareceram vários convidados dentre os quais: a representante da Citi Habitat, Sra. Olívia Mendes, o representante da Associação Comunitária de Ribeirão Chiqueiro, o Engenheiro Roque, o Director da Aldeia Infantil SOS de São Domingos, Fernando Jorge Tavares, as Mães e Tias, o Staff do jardim infantil e as crianças e jovens da Aldeia.
O referido projecto foi financiado a 100% pela Citi Habitat, um montante de 235.755$00 (duzentos e trinta e cinco mil, setecentos e cinquenta e cinco mil escudos). A Associação de Ribeirão Chiqueiro serviu como ponte para que o referido financiamento fosse conseguido. Os trabalhos para a construção dessa estufa tiveram o início no dia 11 de Fevereiro de 2010 e hoje dia 26 de Maio, após três meses de muito trabalho, estamos a colher os primeiros frutos do mesmo.
A estufa tem capacidade para 20 caixas, mas nessa primeira fase arrancou-se apenas com 10 caixas, esperando assim, num futuro próximo e conforme os ganhos alcançados, proceder à colocação dos restantes 10.
O acto da plantação ficará a cargo das Mães SOS e o mesmo será rotativo, ou seja, para cada plantação duas mães diferentes, e os produtos da referida estufa serão vendidos às casas familiares, o que quer dizer que os mesmos são de consumo interno.
Nessa primeira fase, o trabalho feito no projecto, foi seguido pelo Sr. Adilson Ferreira, sob a orientação técnica do Engenheiro Roque e da Sr.ª Maria José Gonçalves, Mãe SOS da Casa Familiar n.º 8 (Guiné-Bissau).
De seguida, foi o momento da safra, onde o Engenheiro Roque explicou como é que se proceda a mesma, aproveitando a ocasião para a colheita de alfaces.
E para finalizar, o Sr. Director da Aldeia fez o uso da palavra para agradecer aos presentes e a todos que, directa ou indirectamente, estiveram envolvidos nesse projecto e que hoje estamos a presenciar primeiros ganhos.