Páginas

Notícias

       Siga-nos através do Facebook       Programa Radiofónico Vozes SOS Online - 103.1 FM, sábado - 18 horas e Terça-Feira 10 horas (reposição)         Almoço convívio encerra curso de culinária em São Domingos         Alunos Luxemburgueses visitam Aldeia de São Domingos         Jardim Infantil SOS Assomada celebra Natal com pompa e cerimónias

16/09/2010

Ribeirão Chiqueiro já tem o seu Centro de Intervenção Comunitária

A Aldeia Infantis SOS DE Cabo Verde inaugurou na tarde de segunda-feira, 06 de Setembro o seu Centro de Intervenção Comunitária de Ribeirão Chiqueiro.
O centro que pretende dar um novo impulso naquela localidade do interior de Santiago, é uma parceria das Aldeias Infantis SOS Cabo Verde com diversas entidades das quais: ICASE, Delegação do Ministério da Educação e Desporto de São Domingos, o Centro da Juventude de São Domingos, a Câmara Municipal, e Associação para o Desenvolvimento Comunitário de Ribeirão Chiqueiro. Os serviços que serão prestados no centro são: acompanhamento psico-social, acompanhamento no estudo, refeição quente, actividades lúdicas e pedagógicas às crianças. Também na comunidade serão desenvolvidas actividades de sensibilização nos domínios do ambiente, gravidez precoce, planeamento familiar, direitos das crianças, uso de droga, álcool, nutrição, HIV-SIDA, etc.

Ainda terão formações na área de cuidado parental, actividades geradoras de rendimento, alfabetização e capacitação de agentes comunitários para Elaboração de Projectos e Desenvolvimento Organizacional.

No acto de abertura o Director da Aldeia de Ribeirão Chiqueiro, Fernando Jorge Pinto, diz que “ o Centro é para servir toda a comunidade, e acredito que com a ajuda de todos, iremos fazer um excelente trabalho, para que mais tarde quem vir nos visitar não dizer, “eles vieram há algum tempo atrás assinaram protocolo, fizeram discursos bonitos e foram embora, não fizeram nenhum trabalho.”

Para o Presidente da Associação para o Desenvolvimento Comunitário de Ribeirão Chiqueiro; Vicente Lopes da Cunha diz que “o desafio é grande e as dificuldades aparecem sempre, mais não devemos amarrar as mãos para que as soluções cheguem em nós. Também queria agradecer a Aldeia Infantil SOS de Ribeirão Chiqueiro porque tem feito um bom trabalho na senda do desenvolvimento desta localidade e quero que continuem, com força e coragem”.

Para a Voluntária do Corpo da Paz, Jeniffer Hall, mais conhecida por Jenny, que trabalhou durante 3 anos naquela comunidade, o Centro é de toda a comunidade. Por isso ela adiantou que “ todos devem colaborar no trabalho do Centro, devem participar nas diversas actividades que serão realizadas”.