Páginas

Notícias

       Siga-nos através do Facebook       Programa Radiofónico Vozes SOS Online - 103.1 FM, sábado - 18 horas e Terça-Feira 10 horas (reposição)         Almoço convívio encerra curso de culinária em São Domingos         Alunos Luxemburgueses visitam Aldeia de São Domingos         Jardim Infantil SOS Assomada celebra Natal com pompa e cerimónias

22/04/2013

Presidente da República visita SOS Cabo Verde

O Presidente da República, Sua Ex.cia Doutor Jorge Carlos Fonseca, visitou no domingo, 21 de Abril, os programas da organização Aldeias Infantis SOS Cabo Verde em Santiago para inteirar-se dos trabalhos desenvolvidos pela organização, visando igualmente estabelecer e desenvolver parcerias. 

A programação começou às 9 horas com visita guiada à instalação da organização, em Achada São Filipe, acompanhado pelo Director Nacional da Aldeias Infantis SOS Cabo Verde, Sr. Dionísio Pereira, colaboradores da Direcção Nacional, Comitiva do Presidente da República, a Representante da Embaixada da França, Sra. e da Cooperação Espanhola Sr. José Miguel Corvinos. Neste particular, foi apresentado os dados estatísticos da organização e pelas mãos do Director Nacional, Sr. Dionísio Pereira, foi entregue ao Presidente da República a nova edição da Foto-reportagem do ano 2012.

Prosseguiu-se à localidade de Ribeirão Chiqueiro, concelho de São Domingos, onde se situa a Aldeia Infantil SOS São Domingos. As crianças da Aldeia de São Domingos receberam o Presidente da República oferecendo um ramalhete de flôr e ao som do Hino Nacional, "O Cântico da Liberdade". O Presidente da República, Sua Ex.cia Doutor Jorge Carlos Fonseca, teve a oportunidade de visitar uma Casa Familiar SOS e o Lar Juvenil SOS, tendo-lhe sido oferecido um lanche feito pelos jovens do Lar Juvenil SOS.
 
Com destino à comunidade de Rincão, onde a organização presta serviços comunitários a 30 famílias beneficiárias, através do Centro de Intervenção Comunitária (CIC) de Rincão, um grupo de batucadeiras beneficiárias do programa receberam o Presidente da República ao som do batuque e posteriormente o Sr. José Rito Teixeira, Director da Aldeia Infantil SOS Assomada, apresentou os dados estatísticos contendo, as metas alcançadas e os principais desafios que hoje se apresentam ao desenvolvimento da localidade de Rincão. É de referir que Rincão dista a 15 quilómetros da cidade de Assomada e é uma das comunidades mais pobre da ilha de Santiago.

O ponto alto do evento foi a visita do Presidente da República, Doutor Jorge Carlos Fonseca, à Aldeia Infantil SOS Assomada: dezenas de crianças em fila fizeram entrega de flores a cada um dos participantes. Em Assomada o Presidente da República visitou o Jardim Infantil SOS, o Lar Juvenil SOS, o espaço administrativo e as Casas Familiares SOS.

O Presidente da República considera que "estar na Aldeia Infantil SOS pode servir para que esta experiência possa ser divulgada e conhecida e servir de modelo de referência para outras instituições. Esta organização presta uma trabalho muito lovável e meritório para a sociedade cabo-verdiana junto de crianças e adolescentes abandonadas dando apoio, estímulos e fazendo integração dos valores da família. Espero que esta visita contribua para o reconhecimento mais generalizado do trabalho que esta instituição faz, finaliza".

Dionísio Pereira, Director Nacional na sua curta intervenção disse: "devo dizer que as Aldeias vão de boa saúde porque temos crianças com saúde, temos colaboradores motivados e temos muitos amigos que continuam a se juntar a nós neste esforço de realização da nossa missão. De forma que, com esta visita do Sr. Presidente da República, não podíamos ter outro sentimento que não esta, de facto, nos sentirmos animados, apoiados e encorajados para continuarmos a fazer o que temos vindo a fazer até agora". Pereira sustenta, ainda, que o quadro de trabalho das Aldeias Infantis SOS não se limita às 10 Casas Familiares de cada uma das Aldeias. Temos agora o Programa de Reforço das Estruturas Familiares em 8 comunidades do país, cerca de 1350 beneficiários das nossas intervenções directas, isto falando de família, sem incluir algumas prestações de serviços e outras intervenções pontuais. De modo que com o gesto solidário de muitas organizações e pessoas temos conseguido aumentar o leque de beneficiários das nossas acções, finaliza Dionísio Pereira.
 
O momento da confraternização foi o almoço servido ao Presidente da República, Doutor Jorge Carlos Fonseca, na Casa Familiar SOS denominda São Nicolau, acompanhado das crianças, da Mãe SOS, e do Director Nacional. Na Aldeia Infantil SOS Assomada das 10 casas familiares cada tem o nome de uma das ilhas de Cabo Verde.

O período da tarde ficou reservado a sessão cultural que decorreu no anfiteatro da Aldeia Infantil SOS Assomada. A actuação do grupo de batuko "batukinhas", a recitação de poesias pela criança SOS Mayra, o conto apresentado pela Sra. Marilene Pereira, do Centro Cultural Brasileiro, e a animação dos jovens SOS Lourenço e Romeu foram momentos de muita emoção.

O evento serviu igualmente para o Presidente da República, Doutor Jorge Carlos Fonseca, entregar o livro de conto de nome "Constituição da República de Cabo Verde" e materiais escolares às crianças da Aldeia Infantil SOS Assomada e declarar-se que a Presidência da República vai apadrinhar uma Aldeia Infantil SOS.

O contentamento era generalizado e, deste modo, terminou a visita do Presidente da República, Sua Ex.cia Doutor Jorge Carlos Fonseca, a organização Aldeias Infantis SOS.