Páginas

Notícias

       Siga-nos através do Facebook       Programa Radiofónico Vozes SOS Online - 103.1 FM, sábado - 18 horas e Terça-Feira 10 horas (reposição)         Almoço convívio encerra curso de culinária em São Domingos         Alunos Luxemburgueses visitam Aldeia de São Domingos         Jardim Infantil SOS Assomada celebra Natal com pompa e cerimónias

20/11/2013

Rincão: SOS Cabo Verde realiza III Fórum de Avaliação Anual

A 15 de Novembro, a Aldeias Infantis SOS Cabo Verde realizou o III Fórum de Avaliação Anual do Centro de Intervenção Comunitária (CIC) de Rincão, interior de Santiago, a fim de serem apresentados os resultados, recolha de subsídios e os desafios para 2014. 

Com início às nove horas da manhã, fora apresentado o estudo-tese para conferir o Grau de Mestrado, "Construção da Masculinidade" - o caso de Rincão, por sociólogo José Manuel Miranda, que aponta que 66 por cento de famílias em Rincão são chefiadas por mulheres e 34 por cento por homens. 

Durante o fórum foram apresentados, igualmente, os resultados alcançados nos 3 anos do funcionamento do CIC Rincão: diminuição do abandono escolar e da gravidez precoce, diminuição das doenças da pele e diarreicas, controlo de animais à solta, autossustentabilidade de famílias através da promoção de actividades geradoras de rendimento (AGR), acesso à educação - com uma redução acentuada da taxa de reprovação - e saúde, bem como o acesso ao tratamento medicamentoso, tendo consequências positivas na vida das famílias. 

O Director da Aldeia Infantil SOS Assomada, José Rito Teixeira, considera que após os 3 anos de funcionamento o CIC Rincão já atingiu a "maturidade" e que agora chegou o momento de passarem à terceira fase que é "pescar pelos próprios meios", com retiradas gradual de parceiros comunitários, incluindo a SOS Cabo Verde, que prevê a retirada no final de 2014. Este responsável realçou, também, o engajamento das Associações locais, designadamente a Associação dos Académicos de Rincão e a Associação de Pescadores e Peixeiras em prol do desenvolvimento de Rincão e que têm assumido responsabilidades e gerido actividades culturais, recreativas e pedagógicas. 

O CIC Rincão apoia directamente 35 famílias vulneráveis, nas quais 27 são chefiadas por mulheres e 8 por homens, incluindo 129 crianças. Apesar dos ganhos tidos nos últimos anos, vários obstáculos ainda se apresentam ao desenvolvimento daquela pequena comunidade piscatória nomeadamente, a construção de uma Placa Desportiva e de um Parque Infantil para ocupação saudável do tempo livre, o aumento da taxa de empregabilidade na população activa, o transporte escolar e debelar a gravidez precoce que tem afectado, sobretudo, adolescentes na faixa etária entre os 13 e 17 anos, segundo o estudo realizado pelo Departamento de Desenvolvimento de Programas da Aldeias Infantis SOS Cabo Verde.  

Como mais-valias Rincão tem uma grande potencialidade para a agricultura e pesca, bem como a cultura: a agricultura poderá, por seu turno, potencializar o agro-negócio; a pesca se bem gerida significa mais rendimentos para as famílias e a promoção da cultura poderá atrair investimentos e turismo, considerando as boas vias de comunicação à comunidade. As Associações Comunitárias têm jovens quadros superiores que estão engajados e querem assumir o destino de Rincão e os "pikinotis" estão a seguir as pisadas: Rincão tem um Comité Infanto-juvenil que reúne com regularidade para debater os problemas que afectam a comunidade.

Além dos parceiros locais presentes, o Ministério da Educação e Desporto, o Ministério da Juventude, A FICASE, o Ministério da saúde, entre outros, estiveram representadas as autarquias de Santiago Norte: Santa Cruz, Calheta e Tarrafal, a fim de recolher experiências de como combater a pobreza em pequenas comunidades piscatória do meio rural. A Presidente da Fundação Aldeias Infantis SOS Cabo Verde, Maria Luísa lobo, presidiu o encerramento do fórum.