Páginas

Notícias

       Siga-nos através do Facebook       Programa Radiofónico Vozes SOS Online - 103.1 FM, sábado - 18 horas e Terça-Feira 10 horas (reposição)         Almoço convívio encerra curso de culinária em São Domingos         Alunos Luxemburgueses visitam Aldeia de São Domingos         Jardim Infantil SOS Assomada celebra Natal com pompa e cerimónias

27/02/2015

Ministro de Emprego e Assuntos Sociais de São Tome visita Aldeias Infantis SOS

O Ministro do Emprego e dos Assuntos Sociais de São Tomé e Príncipe, Sr. Carlos Alberto Pires Gomes e sua comitiva visitou na tarde do dia 24 de Fevereiro as Aldeias Infantis SOS Cabo Verde. Ele que fez-se acompanhar do Director do Instituto Nacional de Segurança Social, Sr. Manuel da Conceição d´ Assunção dos Ramos, do Director Administrativo e Financeiro, Sr. Alexandre Vasconcelos Baptista da Costa, da Directora de Protecção Social e Solidariedade, Sra. Vilma Marisa de Freita Loureiro Pinto e do Técnico de Centro de Formação Profissional de São Tomé e Príncipe, Sr. Carlos Fernando Marques Fernandes.
Foram recebidos no Centro de Intervenção Comunitária de Kelém e Fonton pelo Director Nacional das Aldeias Infantis SOS Cabo Verde, Sr. Dionísio Pereira e o seu staff, onde fizeram uma visita ao centro, depois foi-lhes feito um resumo sobre o trabalho desenvolvido pelos centros nos 2 bairros de intervenção: Kelém e Fonton. 

Seguiram depois para a Aldeia Infantil SOS de Ribeirão Chiqueiro, onde foram recebidos pelo Director da Aldeia, Sr. José Rito Teixeira e o Staff Administrativo, que acompanhou os visitantes a uma ronda pela Aldeia para conhecerem de perto o outro lado de intervenção que fazemos em Cabo Verde, o FBC, traduzindo, Cuidados básicos da família. 
Depois da visita o Ministro do Emprego e dos Assuntos Sociais de São Tomé e Príncipe, Sr. Carlos Alberto Pires Gomes, confessou-nos que “queria agradecer-vos por terem disponibilizado o vosso tempo em nos receber e explicar-nos sobre o trabalho que fazem, por outro lado quero vos dizer que estou muito satisfeito com o que vocês fazem, porque de facto estão a ajudar muitas crianças e muitas famílias. Estão a ter um contributo muito positivo para que de facto tenhamos uma sociedade mais inclusiva, mais equilibrada e mais sã a nível do seu desenvolvimento social”. 
Avançou também que “ essas crianças que vocês tiram de situação de risco, de vulnerabilidade, de perigo, acolhem, dão acompanhamento, dão formação, dão educação e depois devolvem essas mesmas crianças, agora adultos para a sociedade, isto é muito bom, é de louvar essa iniciativa. Felicitar pelo que vocês fazem, e pedir para não desanimarem, não desistirem, porque as vezes há obstáculos e dificuldades que aparecem, e nunca devemos nos esquecer que as dificuldades sempre existiram e vão continuar a existir. E cada dificuldade deve entendido como desafio e cada desafio uma oportunidade”.
Questionado sobre as boas práticas ou bons exemplos colhidos na nossa Aldeia ou no país, que levarão na bagagem para São Tomé, o Ministro desabafa que “ por achar o que vocês fazem de interessante tomei a liberdade de forma informal de convidar o vosso Director Nacional, Sr. Dionísio Pereira para visitar São Tomé e Príncipe e poder proferir algumas palestras sobre os que vocês fazem aqui em cabo Verde. Porque nós lá em São Tomé temos algumas deficiências na matéria do trabalho com a família o reforço familiar, e certamente com a presença dele lá e com as informações que poderá passar poderá despertar noutras ONGs, iniciativas do género para ajudar a sociedade, ajudar o próprio governo na implementação de politicas e acções viradas para áreas sociais” finaliza.