Páginas

Notícias

       Siga-nos através do Facebook       Programa Radiofónico Vozes SOS Online - 103.1 FM, sábado - 18 horas e Terça-Feira 10 horas (reposição)         Almoço convívio encerra curso de culinária em São Domingos         Alunos Luxemburgueses visitam Aldeia de São Domingos         Jardim Infantil SOS Assomada celebra Natal com pompa e cerimónias

25/06/2015

Comemora-se hoje 23 de Junho Dia das Aldeias Infantis SOS

Hermann Gmeiner, Fundador das Aldeias Infantis SOS Cabo Verde, nasceu no dia 23 de Junho de 1919, em Vorarlberg (actual Áustria). Filho de pais agricultores, ele foi uma criança muito talentosa, por isso, ganhou uma bolsa de estudos para cursar Medicina. Sua mãe faleceu quando ele ainda era criança e sua irmã mais velha assumiu a liderança da casa, cuidando dele e dos irmãos mais novos.
Tendo vivido e experimentado os horrores da II Guerra Mundial, como soldado na Rússia, e confrontado com o isolamento e sofrimento de milhares de crianças órfãos e abandonados após a guerra, Hermann decidiu intervir para mudar esta realidade.
Em 1949 com apenas 600 xelins austríacos no bolso (aprox.40 dólares), implementou a ideia das Aldeias Infantis SOS, onde pretendia criar um lar onde as crianças cresciam em família.
No mesmo ano foi lançado em Imst, no estado austríaco de Tyrol, a primeira pedra para a construção da primeira Aldeia Infantil SOS. Por causa de muitos trabalhos envolventes com a implementação da sua ideia, teve de abdicar do curso de medicina e dedicar exclusivamente a esta causa.
Nos anos seguintes, a sua vida esteve totalmente focada no conceito criado por ele, cujo alicerce está assente em 4 pilares fundamentais: uma mãe, uma casa, irmãos e irmãs e uma Aldeia.
Foi o primeiro Director da Aldeia Infantil SOS em Imst, mas também trabalhou na angariação de fundos para construção de novas Aldeias por toda a Europa.
Em 1960 em Estrasburgo, foi criado a SOS-Kinderdof Internacional, como organização mãe das Aldeias Infantis SOS. O “grão de arroz” foi a primeira campanha de angariação de fundos lançada na Europa para a construção da primeira Aldeia SOS fora da Europa, em Daegu na Correia do Sul, em 1963. Em 1985, fruto do trabalho desenvolvido por Hermann Gmeiner, havia um total de 233 Aldeias Infantis SOS em 85 países. Em reconhecimento aos serviços prestados à causa das crianças órfãs e abandonados ele recebeu inúmeros prémios e foi indicado várias vezes para o Prémio Nobel da Paz. Ele teve sempre o cuidado de dizer que todo sucesso conseguido com o projecto SOS foi graças ao apoio e colaboração de milhões de pessoas que fizeram com que esta obra se tornasse realidade.
Hermann Gmeiner morreu em Innbruck, em 26 de Abril de 1986 e foi enterrado na primeira Aldeia Infantil SOS de Imst.